ubuntu-logo14

O ciclo de desenvolvimento Ubuntu 16.04 LTS ‘Xenial Xerus’ já está em andamento e você já pode fazer o download do Alpha 1 de alguns sabores. O lançamento foi alguns dias depois do que foi planejado (31 de dezembro de 2015).

Um atraso perfeitamente compreensível e, talvez, uma explicação perfeita, apenas três sabores do Ubuntu 16.04 Alpha 1 foram liberados. São eles: Lubuntu, MATE Ubuntu e Ubuntu Kylin.

O segundo alfa, em que o Ubuntu GNOME e Kubuntu são esperados, tem previsão de lançamento em 28 de janeiro.

Alphas não são para todos

Os lançamentos Alpha NÃO são destinados ao uso em ambientes de produção, por exemplo, seu notebook principal, o seu PC de trabalho, etc.

O estado Alpha significa que a distribuição possui bugs, falhas, recursos incompletos e pode quebrar facilmente, e esses snapshots para testes contêm algumas das novidades para o próximo lançamento e não uma plataforma útil ou confiável.

A versão final do Ubuntu 16.04 LTS será lançada em 21 de abril de 2016 e receberá correções de segurança e de bugs críticos até 2021.

Lubuntu 16.04 Alpha 1

Lubuntu 16.04 NÃO será lançado com LXQt, uma fusão do LXDE e do Razor Qt. O ambiente de trabalho é muito prometido e sempre está em desenvolvimento, mas que ainda não é estável o suficiente para torná-lo padrão.

Por isso, os usuários do Ubuntu Xenial com processador mais fraco, poderão usar a versão com o ambiente desktop LXDE baseado em GTK que é totalmente confiável e familiarIsso é uma boa notícia para a estabilidade significando mais uma vez, que há poucas correções de bugs e atualizações do kit de ferramentas de desenvolvimento, e atualizações dos pacotes mais recentes.

Os pacotes do LXQt estão disponíveis no repositório do Xenial, no entanto, se você quiser aproveitar esta área de trabalho (uma vez que outras distribuições Linux já estão utilizando, não significa que ele seja a melhor opção) pode fazê-lo, escolhendo alguns comandos no aplicativo LxTerminal.

O Lubuntu LTS suporta a arquitetura para o PowerPC e este Alfa está disponível para os usuários.

Ubuntu MATE 16.04 Alpha 1

Ubuntu MATE provavelmente é o sabor mais ativo na família Ubuntu. E as mudanças realizadas ainda neste primeiro alfa mostram que não há nenhum sinal de trégua (veja abaixo o changelog).

Ubuntu MATE 16.04 Alpha 1 oferece uma “renovada tela de boas-vindas Ubuntu MATE”.

  • 5 novas comunidade de Wallpapers;
  • Ícones Atualizados;
  • Novo visual Ubuntu MATE e utilitário Bem-vindo;
  • Configurações MATE Ubuntu atualizadas para 16.04.x;
  • MATE Tweak atualizado para a versão v3.5.3;
  • Novos aplicativos recomendados, incluindo Redshift e Variety wallpaper slideshow.

Embora não faça parte da ISO de testes Alpha 1, os usuários que estão testando futuramente receberão a atualização do MATE 1.12.

Quer testar esta versão? Visite os links abaixo:

Download Lubuntu 16.04 Alpha 1

Download Ubuntu MATE 16.04 Alpha 1

Change log Ubuntu MATE

Com informações de OMG Ubuntu e Sempre Update