Sobre a publicação

Posted by admin On February - 26 - 2009

A Revista Espírito Livre

A Iniciativa Espírito Livre, proposta idealizada por João Fernando C. Jr., que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresários, funcionários públicos e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto deste 2009.

A Revista Espírito Livre teve seu início de atividades em Janeiro de 2009, tendo a sua primeira edição em Abril de 2009. A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, cultura livre, Internet, formatos abertos, sempre tendo como plano de fundo iniciativas como o software livre e o código aberto. A publicação já completou seu segundo ano de existência em sua edição de nº 25, em Abril de 2011. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.

Meios de Distribuição

O meio de distribuição utilizado atualmente é o digital, através da internet, em nosso site oficial [http://revista.espiritolivre.org].

A publicação é disponibilizada no site para download através de um arquivo em formato PDF. O formato é a amplamente difundido na rede mundial de computador, bem como nos computadores de um modo geral.

Além do formato de distribuição tradicional, pelo site oficial da revista, em ocasiões especiais, como eventos e outros momentos presenciais, a revista também é distribuída em mídias, como Cds personalizados.

Estão sendo estudadas outras formas de entrega de material ao leitor, como através de Apps Store (Mozilla Appstore, Amazon Appstore, Android Market) para leitura em dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Formato Editorial

Como forma de se diferenciar dos formatos atuais, a Revista Espírito Livre, sempre espera mesclar assuntos pertinentes aos usuários de computador e envolvidos direta ou indiretamente com tecnologia, mas que, de alguma forma, também envolvam software livre, culturas livres e outras iniciativas visando a liberdade e compartilhamento de conhecimento/informação. Buscar a excelência nos artigos, nos critérios de seleção e escolha dos temas a serem abordados e exclusividade nas matérias também são alguns dos nossos objetivos.

Apesar da linha a ser seguida tender a se descontraída, seguindo em parte alguns dos formatos atuais de publicações, não abriremos mão do estilo e linhas arrojadas, visual clean, e que visam chamam a atenção, não apenas do leitor técnico, mas de estudantes, iniciantes, entusiastas e tantos outros que fazem uso regular da revista em seu cotidiano.

Por ter uma proposta diferente, a Revista Espírito Livre não segue um modelo de zine. Sua construção é feita de forma colaborativa e voluntária, com uma equipe composta por dedicados profissionais, que, além de tudo, atuam em áreas de tecnologia e correlatas. Devido a seu carácter de distribuição gratuita através do site, os envolvidos no envio de materiais não são reembolsados com valores em dinheiro. A proposta de envio de material para publicação é voluntária. É um de nossos objetivos ser uma publicação referência em sua linha editorial.

Atualmente contamos com ISSN devidamente registrado. O Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (International Standard Serial Number) é um identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. O uso do ISSN possibilita a nossos redatores terem respaudo na publicação de seus artigos, podendo estes serem citados em outros trabalhos, por exemplo.

As primeiras edições tiveram aproximadamente entre 70 e 80 páginas. Depois de algumas edições o número subiu para uma média de 100 páginas por edição mensal, partindo da ideia que regularidade mostra, acima de tudo, credibilidade.

Material Publicado

A Revista Espírito Livre é composta essencialmente por material inédito. Os autores também tem liberdade para publicarem posteriormente seus artigos em sites pessoais, citando devidamente a fonte original, edição publicada e veículo. Temos preocupação com a autenticidade dos materiais, sendo que, para isso, contamos com pesquisas apuradas sobre os autores e suas participações em outros veículos de comunicação.

Licenciamento

A licença de distribuição da publicação é a Creative Commons. Até a edição 43 a versão utilizada era a BY-NC-ND 3.0. Porém, após muito analizar o modelo Creative Commons, foi decidido que a partir da edição n. 44, a versão utilizada passaria a ser a BY-SA 3.0. Tal mudança vem de encontro com o que buscamos apresentar com os materiais disponibilizados, uma vez que a publicação visa justamente tratar de compartilhamento de conhecimento/informação. As imagens utilizadas nas matérias escritas pelos redatores e colunistas também tendem a seguir a mesma licença.

Sendo assim, os textos publicados em nossa publicação são disponibilizados aos leitores sob a CC-BY-SA 3.0.

Sustentabilidade

Acreditamos que um dos calcanhares de Aquiles quanto a projetos de SL/CA, sejam eles quais for, é a sustentabilidade, e em se tratando de uma revista não seria diferente. Acreditamos ter a possibilidade de nos mantermos com doações e apoios de parceiros, haja vista que existem a fazer quanto ao processo da produção, divulgação, distribuição, sorteio, brindes, etc.

Para tanto, buscamos parceiros, patrocinadores, que nos ajudem a levar a diante o plano de produção da publicação. Para saber mais a respeito, basta entrar em contato com revista@espiritolivre.org.

Normas para publicação:

O material veiculado na Revista Espírito Livre deve ser preferencialmente inédito, podendo ser utilizado posteriormente em outros locais, desde que obedecida a licença que rege a publicação, bem como os direitos dos autores. Para maiores informações, entre em contato conosco e saiba mais sobre como publicar seu material na revista.