kde-wayland

O Wayland está pronto? Muitas vezes vemos esta questão que se coloca praticamente em todos os lugares do universo Linux e todo mundo quer saber se o Wayland está, finalmente, apto para ser fornecido como padrão. Contudo, Parece que a comunidade está fazendo a pergunta errada, desde que o Wayland já está preparado, e isso não é de agora, mas as distros ainda não estão preparadas para o Wayland.

O Wayland também deverá substituir o antigo protocolo X, utilizado na maioria das distribuições Linux hoje em dia. Cada vez que uma nova versão do GNOME entra em desenvolvimento, vemos que o ambiente gráfico está finalmente pronto para disponibilizar o Wayland como padrão, mas quando a versão estável chega, o Wayland fica como uma segundo opção para os usuários. Isso faz com que as pessoas pensem que ele não está pronto, mas está.

O Wayland está pronto

O desenvolvedor Peter Hutterer, da Red Hat, publicou um post em seu blog onde ele esclarece o que está acontecendo com o Wayland e o progresso que devemos ver no futuro.

O protocolo é estável e tem sido assim por um tempo. Mas nem todo compositor e/ou kit de ferramentas/aplicação conversa com o Wayland ainda, por isso pode não ser suficiente para o seu caso de uso. Então, em vez de perguntar “Wayland está pronto”, você deve estar se perguntando: “Posso executar GNOME/KDE/Enlightenment/etc. sob Wayland?” Essa é a pergunta certa a se fazer, e a resposta é geralmente “Depende do que você espera para trabalhar com perfeição.” Isto significa também “pessoas trabalhando no Wayland” que é muitas vezes melhor apresentado como “pessoas que trabalham no suporte do Wayland ….”, diz Peter Hutterer em usa postagem.

O desenvolvedor também está ciente de que o protocolo ainda é muto jovem e que algumas coisas para completar ainda mais a experiência do usuário ainda são faltantes. Além disso, o suporte para o Wayland é estendido o tempo todo e já existem pessoas que estão trabalhando nisso constantemente.

Contudo, para que possamos ver o Wayland sendo o padrão em diversas distribuições Linux, os desenvolvedores de aplicações, ambientes gráficos e, até mesmo, distribuições Linux ainda precisam trabalhar no suporte ao novo protocolo.

Com informações de Softpedia, Peter Hutterer e LinuxBuzz.

  • Ruither Borba

    Poderia procurar no google mas vou colocar aqui porque acho agir uma breve introdução se faz necessária na publicação: o que é wayland?

  • Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre o Wayland [em inglês]: https://wayland.freedesktop.org