156679.281119-Samsung-Z2

Nem só de Android vive a Samsung. Embora a gigante sul-coreana seja a principal parceira do Google e responsável por promover seu sistema operacional, isso não significa que ela não tenha o seu próprio OS, o Tizen. Confirmando alguns rumores que começaram a circular nas últimas semanas, a fabricante anunciou um novo aparelho equipado com o sistema operacional da casa. Mais do que isso, a ideia do Samsung Z2 é exatamente aumentar sua participação nos mercados nos quais o Tizen já começou a ser aceito.

O curioso é que ele faz isso sem depender de grandes configurações. Conforme apresentado pela empresa, o Z2 traz especificações bem modestas e diferentes daquelas que estamos acostumados a ver em smartphones de ponta. Com uma tela de apenas 3,97 polegadas, ele possui um chipset quad-core da Speadtrum e conta com somente 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno. Sua bateria também é bem modesta, com somente 1.500 mAh. Pode parecer pouco para os padrões Android, mas o Tizen é um sistema bastante simples e econômico, o que faz com que essa configuração seja mais do que suficiente para suportá-lo.

Ainda assim, ele traz outros pontos um pouco mais controversos. É o caso da câmera de apenas 4 megapixels na parte traseira e resolução VGA (640×480) na parte frontal, o que garante imagens de baixíssima qualidade. Assim, por mais que o sistema consiga lidar bem com os componentes modestos, não há milagre no mundo que faça essas câmeras capturarem boas fotos. Em compensação, o Z2 conta com conectividade 4G, sendo o primeiro modelo com Tizen a contar com esse recurso.

Em termos de design, o smartphone não foge muito daquilo que já vimos em outros aparelhos da marca. Ele segue o mesmo padrão de estilo, o que é um pouco curioso, visto que seria de se esperar uma mudança para diferenciar daquilo que a fabricante já vem fazendo no Android. Porém, quem esperava uma separação visual entre os modelos Android e Tizen se surpreendeu ao perceber que isso não está nos planos da gigante sul-coreana.

Como dito, o objetivo da Samsung é usar o Z2 para conquistar os mercados em que o Tizen foi bem recebido. É o caso da Índia, que será o primeiro país a receber o novo smartphone. Com lançamento previsto para o próximo dia 29 de agosto, o modelo chegará às lojas custando o equivalente a US$ 70 — ou seja, cerca de R$ 224 na cotação atual. Para um modelo simples como o anunciado, um valor nada mais do que justo. E, como de costume, nada foi comentado sobre um possível lançamento em outras regiões, como é o caso do Brasil.

Com informações de Übergizmo e Canaltech.