121627.205591-Cubo-magico

Recentemente, um jovem de 14 anos conseguiu finalizar um desafio de cubo mágico em apenas cinco segundos, estabelecendo um novo recorde mundial. Como se isso não fosse incrível o suficiente, um robô conseguiu resolver o problema em um único segundo. Isso mesmo, de maneira praticamente instantânea, como é possível conferir no vídeo aqui embaixo.

O robô foi criado pelos pesquisadores Paul Rose e Jay Flatland e roda Linux. Ele mistura algumas engrenagens com webcams, partes criadas com impressoras 3D e um processador Arduino e levou exatamente 1,2 segundo para finalizar a tarefa, um desempenho nunca antes alcançado. O segredo da máquina é a utilização do algoritmo de Kociemba para solucionar o desafio, o que ensinou ao robô a forma mais eficaz de reorganizar as peças.

Contudo, a metade de cada cubo continha um furo para facilitar a movimentação das peças — por isso que a solução de Flatland e Rose não determina um novo recorde mundial de cubo mágico solucionado por uma máquina, que atualmente é de 3,253 segundos. Mas não será nada surpreendente se a dupla conseguir ultrapassar essa marca muito em breve.

Com informações de Jay Flatland/YouTube e Canaltech.