Texto: Roney Médice e João Fernando Costa Júnior
Crédito fotos: João Fernando Costa Júnior

A Revista Espírito Livre foi convidada a fazer a cobertura exclusiva do I Encontro de Profissionais em Segurança da Informação – SEGINFOES – 2012, um evento que estava ocorrendo em escala global, em diversas cidades do mundo simultaneamente. No estado do Espírito Santo, a edição aconteceu no município de Serra, na unidade Manguinhos da UCL.

No dia 02 de agosto desse ano, foi realizado o I Encontro dos Profissionais em Segurança da Informação na Faculdade UCL, Campus Manguinhos – Serra onde se reuniram diversos CEO, profissionais técnicos responsáveis pela infraestrutura de segurança física e lógica da informação e adeptos da área.

O evento conseguiu reunir em pouco tempo de divulgação, muitos profissionais da área de segurança da informação, estudantes de diversos cursos relacionados com tecnologia e segurança da informação, empresas, entre outros.

O SegInfoES é um evento dedicado à Segurança da Informação e tem por objetivo promover o Networking entre os profissionais do setor e o Benchmark entre as soluções disponíveis no mercado, proporcionando uma maior divulgação das tecnologias em segurança da informação e as ferramentas mais usadas para verificar a integridade dos sistemas e serviços on-line.

A abertura oficial do evento foi marcado pela fala do Coordenador do SegInfoES, o Sr. William Telles e posteriormente, apresentou a sua palestra demonstrando como a engenharia social pode prejudicar às organizações, quando aliada às rede sociais, apresentando a ferramenta BT5.

Os principais patrocinadores do evento, ao final da palestra do coordenador da SegInfoES, falaram aos participantes presentes do evento e fizeram as suas apresentações: o Sr. Sandro Lobato (Diretor de Marketing – UCL), o Sr. Marcos Brum (Diretor – Brasp) e o Sr. Roney Medice (Diretor – NID Forensics Academy).

O próximo palestrante, o Sr. Rony Vaizof, da Opice Brum Advogados associados, explanou sobre os incidentes de segurança da informação, contemplando as formas legais de prevenção, identificação e repressão de condutas ilícitas, fomento no público presente diversas discussões do cotidiano aos olhos do Direito Penal.

Logo em seguida, o Sr. Paulo Penha explanou sobre os tipos de ataques e vulnerabilidades existentes atualmente em que o profissional de segurança da informação precisa conhecer para evitar determinados ataques cibernéticos. Aliou a tecnologia com os conceitos em segurança da informação, demonstrando alguns cases e ferramentas disponíveis para uso.

E por fim, terminando o ciclo de palestras, o palestrante Sr. Leonardo Camata explanou sobre a segurança corporativa, dando ênfase ao processo de políticas e normas internacionais tais como SOX, ISO 27002 e outras legislações pertinentes à segurança da informação.

O Coordenador do SegInfoES, Sr. William Telles, finalizou oficialmente o evento e agradeceu a todos os presentes o comparecimento e que o encontro realizado era um marco para os profissionais em segurança da informação, agradecendo aos organizadores do grupo SegInfoES pela estrutura do evento, aos patrocinadores que permitiram que o evento ocorresse e convidou aos interessados em entrar para o grupo do SegInfoES, aumentando assim o número de profissionais no Estado engajados em promover a segurança da informação e atualizar o networking.

A seguir, a cobertura em fotos dos melhores momentos do evento:

Gallery not found. Please check your settings.

FireStats icon Produzido pelo FireStats