O aplicativo foi desenvolvido pelos analistas de sistema Fernando Mantoan e Anderson Davi.

Essa é para você que é um daqueles que fica perdido com a programação impressa dos eventos. Os analistas de sistema Fernando Mantoan e Anderson Davi – do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI**), que está localizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – lançaram recentemente um aplicativo da Latinoware para a plataforma Android.

O aplicativo está disponível na Play Store e permite que os participantes acessem através de seu celular ou tablet, a programação completa dos três dias de evento. “Entrei em contato com o pessoal da organização e eles autorizaram a criação de uma aplicação simples para apresentar a grade de palestras”, disse Mantoan.

Como a conferência é de software livre, a ideia da dupla foi a de construir a aplicação e disponibilizar o seu código-fonte para que desenvolvedores contribuíssem para chegar a uma aplicação com mais recursos. “Este é apenas o pontapé inicial. Aqueles que tiverem interesse em contribuir com a aplicação, acesse o repositório no GitHub*. Toda contribuição é bem-vinda, seja para relatar algum bug, sugerir uma nova funcionalidade ou traduzir para outros idiomas”.

De acordo com Mantoan, a aplicação é dividida em duas partes. A primeira construída em PHP, visando ler diretamente o HTML do LAPSI e fornecer por webservice a grade no formato JSON (essa aplicação está hospedada no Heroku) e a segunda parte é o cliente Android, que obtém os dados do webservice e apresenta a grade no aparelho.

A partir do lançamento desta versão “beta”, os próximos planos são os seguintes: construir uma base de dados localmente no aparelho, evitando consultar o backend; implementar o recurso de marcar palestras que serão assistidas; adicionar informações sobre os palestrantes e a descrição detalhada das palestras; e permitir troca de endereços de e-mails por Bluetooth ou outro mecanismo.

“As novas funcionalidades estão em andamento. A principal dificuldade é a de ler o HTML diretamente do site da Latinoware, portanto não fica tão simples de criar essas funcionalidades. Mas acredito que com a ajuda da comunidade conseguiremos chegar a uma aplicação bem legal”, completou.

*Para os interessados em contribuir, todo o código-fonte está disponibilizado no GitHub: https://github.com/fernandomantoan/android-latinoware

**Para conhecer o trabalho desenvolvido pelo ITAI, acesse www.itai.org.br

Fonte: http://2012.latinoware.org/?p=1503