apt-debian

O gerenciador de pacotes Synaptic está presente em diversas distribuições Linux e sua principal funcionalidade é instalar e remover programas, além de permitir que os usuários possam atualizar seus sistemas. Agora, a aplicação acaba de ganhar um nova versão, a 0.83, que traz o suporte para o GTK3 e várias correções de bugs.

De acordo com as notas de lançamento, o Synaptic 0.83 é principalmente uma versão de correções que resolve mais de sete problemas relatados pelos usuários desde a versão anterior e também se livrar de algumas questão relacionadas com o GTK.

Mas, primeiro, vamos começar com as boas notícias, os novos recursos, isto é, a nova versão do software agora exige explicitamente o mais recente GTK3 GUI toolkit para sua interface gráfica, que está mais moderna e compatível com os padrões mais recentes. Além disso, foi removido o suporte para determinados widgets do GTK, como GtkHandleBox e GtkStock nas definições GtkBuilder UI.

As funções gtk_widget_modify_bg(), gtk_widget_modify_font(), gtk_widget_modify_base() e gtk_widget_get_style() forma removidas também. Sem falar que os widgets GtkHPaned e GtkVPaned foram portados para GtkPaned, GtkHButtonBox e GtkVButtonBox para GtkButtonBox, GtkImageMenuItem para GtkMenuItem e GtkHSeparator para GtkSeparator.

Além disso. como mencionado anteriormente, há algumas correções de bugs, como um de três avisos irritantes, um problema com o tipo de Xwindow, um problema com o nome do atributo para GdkRGBA e dois bugs envolvendo a barra de ferramentas.

Mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no Synaptic 0.83 você confere no changelog oficial, através deste link.

Com informações de Softpedia, Synaptic e LinuxBuzz.