Lançado LibreOffice 4.0.3

Posted by admin On maio - 9 - 2013

800px-Wallpaper-LibreOffice-1

A Document Foundation (TDF) anuncia o LibreOffice 4.0.3, para Windows, MacOS X e Linux, o terceiro lançamento da família LibreOffice 4.0. Os pacotes para MacOS e Intel são agora assinados pela The Document Foundation e devem agora passar pelo controle do MacOS 10.8, sem intervenção do usuário.

O governo da província autônoma espanhola de Extremadura acaba de iniciar a mudança de seus desktop PC’s para software livre, com a expectativa de migrar a maioria de seus 40.000 PC’s até fins de 2013. A província de Extremadura estima que a mudança para software livre – incluindo o LibreOffice – ajudará a economizar 30 milhões de Euros anuais.

A Document Foundation e o LibreOffice continuam a crescer continuamente a uma taxa de 13% anuais, conforme dados levantados pelo Ohloh, com uma média de 100 desenvolvedores ativos desde fevereiro de 2013. Estes números se somam aos 650 desenvolvedores atraídos pelo projeto desde seu anúncio em 28 de setembro de 2010.

No Brasil, a comunidade de desenvolvedores se reunirá no II Encontro Catarinense de LibreOffice, em Joinville-SC, no dia 18 de maio, no no Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, para participar do segundo LibreOffice hack-day, uma oficina de desenvolvimento do LibreOffice onde buscará avançar em vários temas sobre o código e debater os detalhes técnicos. O II Encontro também contará com a participação da comunidade catarinense com palestras, minicursos  e oficinas em LibreOffice. Mais informações em http://www2.joinville.udesc.br/~libreoffice/

Os desenvolvedores não somente contribuem para o código mas também para a sua qualidade, como no caso de Markus Mohrhard’s que desenvolveu um programa na linguagem Python para o LibreOffice que importa automaticamente mais de 24500 documentos e testa se o LibreOffice apresenta problemas (http://mmohrhard.wordpress.com/2013/04/19/automated-import-crash-testing-in-libreoffice/), ou o programa de instalação em servidor de Florian Reisinger que executa uma instalação em paralelo do LibreOffice sem a utilização da linha de comando para o controle de qualidade. (http://flosmind.wordpress.com/libreoffice-server-install-gui/).

O LibreOffice 4.0.3 é outro passo importante no processo de melhoria de qualidade e estabilidade da versão mais arrojada da suíte, e facilitará a migração por governos e empresas.
Os usuários do LibreOffice, os partidários do software livre e membros da comunidade podem apoiar a Document Foundation com uma doação (http://donate.libreoffice.org).

O LibreOffice 4.0.3 está disponível para download imediato no link http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/ . Extensões para o LibreOffice podem ser baixadas pelo link: http://extensions.libreoffice.org/extension-center. Perguntas e respostas sobre o LibreOffice no endereço: http://ask.libreoffice.org/pt-br/questions/

Os registros de mudanças estão nos seguintes endereços:

Com informações do Blog LibreOffice Brasil.