Lançada edição n.43 da Revista Espírito Livre

Posted by admin On março - 23 - 2013
Revista Espírito Livre - Ed. #043 - Outubro 2012

Revista Espírito Livre – Ed. #043 – Outubro 2012

Revista Espírito Livre - Ed. n #043 - Outubro 2012
Revista Espírito Livre - Ed. n #043 - Outubro 2012

Muito se fala do uso do software livre, do opensource e dos padrões abertos em ambientes educacionais e na academia. Muitos casos de sucesso são relatados aos quatro cantos. Até parece fácil implementar uma política de uso de software livre nestes espaços. Mas não é bem assim. E é por esta razão que a edição especial sobre o tema Educação foi lançada. Ao longo de nossos vários anos de caminhada percebemos que ainda existe muito a ser feito. Vários alunos sequer sabem o que é software livre e para que serve. Muitos confundem e associam o acesso ao código fonte com insegurança ou ainda o fato do termo “livre” representar algo como gratuidade. Alguns acham que o fato do software livre ser quase sempre acessado de forma gratuita e construído em grande parte por comunidades e voluntários o torna inferior ou pior que soluções proprietárias.

Várias matérias vêm apresentar exatamente o contrário do que muitos pensam ou acham sobre o uso do software livre na educação. Existem desafios sim. Existem dificuldades. Muitos não entendem ou não querem entender. Alguns poucos guerreiros “compram briga”, “vestem a camisa” e erguem a bandeira do software livre nestes espaços de ensino e aprendizagem. Pode ser que para certas pessoas tal situação se assemelhe aos tempos de rebeldia e revoltas estudantis, mas aqui falamos de algo ainda mais complexo. Vivemos em um tempo de lobbies, subornos e pagamento de propinas por parte de grandes empresas para que seus produtos sejam “aceitos mais facilmente” por governos e órgãos. Vivemos em tempos polêmicos que a cada dia percebemos o quão importante é plantarmos uma sementinha de esperança na mente de crianças e jovens para que usufruam de um futuro melhor e livre. Vivemos em um tempo de mudança. Aproveite e faça a sua parte também nesse processo.

  • Pingback: Lançada edição n.43 da Revista Espírito Livre : Caroline… Carolzinha… ou simplesmente Carol!()

  • Pingback: Lançada edição n.43 da Revista Espírito Livre – Cotidiano Linux()

  • Pingback: Lançada edição n.43 da Revista Espírito Livre | CooperaTI()

  • Raniere

    Parabéns por mais uma edição.

    Essa em especial está muito boa (o tema me interessa bastante).

  • Pingback: Lançada edição n.43 da Revista Espírito Livre | Rodrigo Lira()

  • Que bom que gostou Raniere! Atingimos nosso objetivo então… tem muita gente dizendo que a edição está ótima.

  • Edigley Alexandre

    Olá!

    Como leitor assíduo da Revista, este é o tema que mais me interessa, pois como professor de Matemática, tento ao máximo aplicar meus conhecimentos sobre Software Livre na minha vida profissional, externando para a sala de aula.

    As matérias destacadas nesta edição estão ótimas, especialmente o artigo de Sinara Duarte.

    Sobre o programa gerador de horários (FET), o conheci desde que iniciei minha vida no mundo Open Source. Naquela época, como entusiasta mais fervoroso do Linux, procurei de todas as formas tentar traduzir o programa, mas infelizmente não obtive suporte necessário junto ao Launchpad. O programa é excelente.

    Quanto ao uso de computadores nas escolas, até que alguns governos investem neste sentido. Mas vão na contramão, não dando suporte necessário para que professores façam uso dos softwares corretamente.

    Aqui, no RN, o governo estadual doou um notebook para cada professor efetivo. O SO nativo é Linux, contendo um extraordinário material didático para professores e alunos. Mas sem suporte técnico para um sistema operacional não muito popular entre professores, o que aconteceu?

    Muitos professores me procuraram para que eu formatasse o Linux e colocasse o windows, mesmo que perdesse todo o material didático nativo no sistema Linux. Claro que não fiz isso.

    A aplicação de TICs utilizando software livre ainda caminha em passos curtos, mas de qualquer forma fico feliz com o que já conseguimos.

    Na reportagem do Fantástico mostrando o uso das novas tecnologias nas salas de aula (http://bit.ly/XP6Fg5), o PCs do laboratório que vi ao fundo, usavam o Ubuntu. 😀

    Um abraço!

  • Renato Hirtz

    Bom dia
    Estou publicando em meu blog o endereço de seu link.
    Sempre que houver atualizações de interesse da educação estaremos abertos à publicação.
    Caso houver algum impedimento, por favor, entre em contato por e-mail que imediatamente retiraremos a postagem.
    Saudações.
    http://coisastantasderenatohirtz.blogspot.com.br/

  • Fica o convite. Que tal mandar um material sobre o seu relato aí pra gente publicar. Seria ótimo!

  • Olá Renato! Ficamos felizes com sua manifestação. Fique a vontade para fazer outras postagens quanto aos próximos lançamentos. Também o convido a fazer parte de nosso corpo editorial, enviando textos para compor próximos números. Seria bem legal!