Lançada edição n.41 da Revista Espírito Livre

Posted by admin On fevereiro - 3 - 2013
Revista Espírito Livre - Ed. #041 - Agosto 2012

Revista Espírito Livre – Ed. #041 – Agosto 2012

Revista Espírito Livre - Ed. n #041 - Agosto 2012
Revista Espírito Livre - Ed. n #041 - Agosto 2012

No passado, o desenvolvimento e criação de peças gráficas, objetos, jogos e animações com o uso de ferramentas de 3 dimensões, ou simplesmente 3D era restrito a poucos usuários. As ferramentas disponíveis eram caras, funcionaram em sistemas operacionais específicos, o seu manuseio era complexo e o hardware necessário para usar tais ferramentas deveria esbanjar performance. O tempo passou e algumas coisas mudaram neste cenário. Comecemos então pelo fim…

A primeira coisa que eu penso que mudou drasticamente do passado para o presente é que para se produzir algo de qualidade, não dependemos unicamente de um super computador. Claro, que, se tivermos um a nossa disposição, a produção do que quer que seja acelerará. Porém este não é mais um grande problema, tendo em vista que notebooks tem poder de processamento invejáveis, e para o uso regular de uma ferramenta de 3D, bastante aceitável, inclusive.

O grau de complexidade, bom… confesso que não notei tantas mudanças na última década. Artistas são artistas, não interessa qual paleta de cores irá usar. Agora para os leigos, o buraco é bem mais embaixo.

E para quem não quer gastar, sem abrir mão da qualidade, uma excelente opção para a produção 3D, desenvolvimento de games, animações e outros é o Blender, que está sendo tratada com bastante atenção nesta edição (agradecimento especial ao Cadunico que nos ajudou bastante na produção desta edição). Seu código é aberto e tem pacotes para diferentes sistemas operacionais, algo nem sempre comum com outras soluções “comerciais”.

A facilidade de termos um Blender a nossa mão, bastando um simples “apt-get install blender” (para os usuários Debian, Ubuntu e derivados) já nos possibilita estar diante de uma ótima ferramenta sem muito esforço. Agora, se você irá descobrir o Rembrandt que há dentro de você, isto são outros quinhentos…

Um abraço forte a todos e até mais!

  • Pingback: Deliciosa, a revista Espírito Livre chega ao número 41. Baixe já! | Orgulho Geek

  • http://www.facebook.com/FabioLimaBr Fábio Lima

    Agosto de 2012? Mas já estamos em Fevereiro de 2013!

  • Tiago Barros

    Que bom! Mais uma edição da revista de tecnologia! Já estava com saudades. Parabéns a todos que contribuiram para esta edição!!!

  • http://twitter.com/edsonlead Edson Araújo

    Pois é, faltou só essa atualização ai tbm rsrs – mas tá valendo, a leitura está sendo ótima

  • Jefferson

    Ótima edição da revista. Artigos de excelente qualidade. No entanto, uma crítica ao texto intitulado “Deus e a tecnologia”, entendo e espírito plural da revista, mas o artigo se apresenta um tanto fora de contexto da mesma.

  • Flávia

    De acordo com os organizadores da revista: Saiu mais uma edição da Revista Espírito Livre. A edição n. 41 é sobre Blender e justamente por estar atrasada equivale ao mês de Agosto de 2012. As próximas edições de setembro e outubro serão sobre os dois fóruns ocorridos nos respectivos meses no ano passado.

  • Flávia

    De acordo com os organizadores da revista: Saiu mais uma edição da Revista Espírito Livre. A edição n. 41 é sobre Blender e justamente por estar atrasada equivale ao mês de Agosto de 2012. As próximas edições de setembro e outubro serão sobre os dois fóruns ocorridos nos respectivos meses no ano passado….

  • Alisson Rafael R. Santos

    Revista Espítiro Livre é garatia de ótima leitura. Estávamos todos com saudades.

  • http://profiles.google.com/dibetao Roberto Lima

    Que bom! Mais uma edição o/