22249.36368-Friends

Após o tão aguardado anúncio de que o elenco original finalmente vai se reunir, o seriado Friends tem sido um assunto recorrente. E agora, o show encerrado em maio de 2004 motivou também uma nova pesquisa de inteligência artificial, no campo das redes neurais recorrentes, que envolveu o uso de um computador para escrever novos roteiros para a série.

A ideia do pesquisador (e também artista e desenhista) Andy Herd foi fazer o upload de todos os roteiros dos capítulos de Friends à máquina, de forma que ela utilizasse o sistema de RNN para reconhecer padrões. Ao prever as palavras e letras que se seguem a cada um dos verbetes, a máquina então seria capaz de criar novas sentenças que fariam sentido dentro do universo da série. O resultado, muitas vezes, foi bizarro, mas em outras, nos brindou com situações que poderiam estar muito bem na televisão.

Unindo as principais frases que “deram certo”, por exemplo, dá para pensar em um episódio com uma festa que deu muito errado, ou então, uma comemoração de Natal bizarra, como já vista antes em Friends. No Gandolf, como a personagem Monica chama a data, temos Chandler preso dentro de um muffin e pedindo, chorando, por presentes a algumas garotas. Enquanto isso, Joey discute sobre a presença de um palhaço em cima de uma mesa.

Para chegar aos resultados, Herd utilizou uma engine de inteligência artificial do próprio Google, chamada TensorFlow, que foi liberada em código aberto pela companhia no ano passado para incentivar mais gente a trabalhar com machine learning. O processo levou 12 horas até que a máquina fosse capaz de gerar frases que fizessem algum sentido.

O maior desafio com redes neurais, entretanto, é fazer com que elas prevejam elementos a partir de dados correntes. Quanto mais o sistema funciona, melhores são os resultados, e é por isso que Herd afirma que pretende continuar trabalhando no projeto e, em algum momento, liberá-lo para que o público também possa brincar de criar novas situações para Friends.

Com informações de Digital Trends e Canaltech.