intel-galileo

Mais um computador de baixo custo, baixo consumo e pequeno está para chegar. Este chama-se Galileo e está sendo feito pela Intel e Arduino. Isso mesmo!

O Galileo foi feito pensando em aplicações como as da chamada “Internet das Coisas”, e é baseado num chip de uma nova geração da Intel, com eficiência térmica, custo bem mais baixo e outros atributos feitos para brigar mais de perto com os ARMs e microcontroladores que dominam esse segmento do mercado.

Além de manter compatibilidade com os programas e shields (expansões de hardware) originais do Arduino Uno R3, o Galileo segue a arquitetura típica dos PCs, com instruções x86 (32 bits), portas USB (host e client), Ethernet (10/100, como nos bons tempos), SD, 8MB de armazenamento flash interno, serial RS-232 e um slot mini-PCIe.

Um fato interessante é que a Intel irá doar um total de 50.000 Galileos para mais de 1000 universidades ao redor do mundo. Uma ação mais que bem vinda!

O Galileo vai custar US$ 60 nos EUA, a partir do final de novembro. Bem mais atrativo se comparado aos US$ 199 da tentativa anterior da Intel em parceria com a BeagleBoard.

Com informações de Arstechnica e Br-Linux.