119931.202343-Firefox-OS

O Firefox OS pode ter sido um fiasco entre os smartphones, mas a Mozilla segue trabalhando no sistema operacional agora voltado para smart TVs. A fundação anunciou que o sistema operacional de código aberto irá fazer parte das TVs UHD da Panasonic, anunciadas na CES 2016 nesta semana.

Os modelos DX900s de 58 e 65 polegadas utilizarão o parão “quick access” do Firefox OS, permitindo que os usuários possam ter acesso a aplicativos, canais e dispositivos favoritos na tela inicial. Além disso, a Mozilla já prometeu que a atualização para a versão 2.5 do sistema será liberada ainda neste ano, aumentando a quantidade de funcionalidades e de aplicativos disponíveis nos televisores da companhia japonesa. A Mozilla lembra que empresas como Vimeo, iHeartRadio, Atari, AOL, Giphy e Hubii desenvolveram aplicativos compatíveis com o Firefox OS.

Em 2014, durante a CES, a Mozilla já ensaiava firmar uma parceria com a Panasonic para trabalhar em sua nova geração de smart TVs, que teria como pontos de destaque a personalização e a otimização web de conteúdos e serviços online.

Alguns rumores apontam que a fundação também deseja levar o Firefox OS para PCs, com a intenção de fazer com que o sistema operacional esteja presente em “todos os dispositivos conectados”. De qualquer forma, isso indica que devemos ver mais do Firefox OS em novos dispositivos no futuro.

Com informações de Mozilla e Canaltech.