288021_619509_222366_401399_tarlis_schneider3_web_

Cada vez mais presente no cotidiano, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada no processo educacional devido ao entusiasmo e curiosidade que desperta nos estudantes. De forma a incentivar a propagação de ferramentas e disciplinas que incentivem o interesse e o acesso da tecnologia livre para crianças e educadores, o 17° Fórum Internacional Software Livre (FISL) oferece, dentro da sua programação, atividades gratuitas voltadas para a educação.

A oficina “Lógica de Programação para crianças utilizando Arduíno” tem como objetivo apresentar os principais conceitos de eletricidade e programação utilizando Arduíno, leds e sensores. Já o “Laboratório com Gênios de Turing – Oficina de Programação para Crianças (de 8 a 11 anos)”, funciona como uma aula de programação para os pequenos, que aprenderão de forma interativa e divertida a programar jogos usando a ferramenta Scratch, utilizando conhecimentos básicos para iniciação da programação de computadores.

Para instigar a produção e desenvolvimento de aplicativos, a palestra “Incentivando crianças e jovens a criarem aplicativos com MIT App Inventor” apresenta a ferramenta, um software livre que facilita a criação de aplicativos móveis usando programação visual.

A programação do FISL17 conta, ainda, com o projeto do Raul Hacker Club, de Salvador, Bahia, “Crianças Hackers: crianças e adultos aprendendo juntos”. O diferencial é favorecer interações entre os dois grupos em um mesmo espaço e ao mesmo tempo, organizado em torno do desejo de aprender algo novo. Ao envolver estes participantes de diferentes áreas do conhecimento e idades variadas, as atividades tornam-se lúdicas e desafiadoras.

O FISL17 prevê atividades gratuitas também para os professores. Todas as oficinas são sinalizadas pela etiqueta “Educação”, na sala 41-C. Para participar, é possível se cadastrar no dia do evento como visitante. Confira a programação e agende-se: http://agenda.fisl17.softwarelivre.org/#/