Revista Espírito Livre – Edição #072

Posted by admin On novembro - 16 - 2015
Revista Espírito Livre - Ed. #072 - Março 2015

Revista Espírito Livre – Ed. #072 – Março 2015

Revista Espírito Livre - Ed. n #072
Revista Espírito Livre - Ed. n #072

O ano de 2014 se aproxima do fim com a cidade de Cachoeiro de Itapemirim recebendo a décima edição do Fórum Espírito Livre. O evento ocorreu nos dias 01 e 02 de dezembro de 2014, nas instalações da Faculdade São Camilo, que gentilmente cedeu o espaço e recursos necessários para sediar esta edição na cidade.

Esta edição aconteceu com algumas mudanças na grade de palestras, abrindo espaço para que, temas relacionados com o cotidiano dos alunos também fossem contemplados durante o evento. Desta forma, empreendedorismo, mercado e soluções empresariais tiveram espaço na programação de palestras. Também priorizou as palestras não havendo portanto, os minicursos e demais atividades paralelas.

O dilema de ganhar dinheiro com software livre foi abordado através da palestra “Empreendedorismo com software livre” ministrada por Cláudio Junca, professor do IFES e Consultor de TI. Junca afirma que muitas pessoas já se tornaram milionárias com o software livre, mas tudo depende do seu empenho. Muitos procuram um emprego no software livre para ganhar dinheiro, mas a maioria escolhe o caminho errado. Utilizando outra abordagem, o palestrante Edson Oliveira apresentou o conceito do Empreendedorismo 2.0, demonstrando aos presentes como montar um negócio altamente lucrativo e alcançar sua independência financeira trabalhando a partir de casa.

Thalyta Moraes apresentou uma ferramenta opensource desenvolvida por ela para Gestão de Projetos com Scrum. Ela afirmou que o Scrum é uma forma de planejar e gerenciar projetos trazendo a autoridade da tomada de decisão a níveis de propriedade de operação e certeza. Mário Rodrigues de Souza apresentou seu projeto para desenvolvimento de jogos educacionais para a web utilizando Dart.

O evento foi muito bom e como sempre abriu a mente dos participantes, apresentando novidades e novas possibilidades.