Anunciado o SteamOS

Posted by admin On setembro - 23 - 2013

steamOS

Depois de uma contagem regressiva apresentada no site do Steam, eis que o motivo da notícia (ou pelo menos parte dela) foi revelado: o lançamento do SteamOS, um sistema operacional para jogos, que será disponibilizado pela Valve, gratuitamente. Ainda sem muitas informações oficiais acerca do núcleo do sistema, existe uma grande possibilidade de ser uma versão modificada do Ubuntu, já que a empresa vem trabalhando em parceria com a Canonical na esperança de se criar um ambiente propício para entretenimento, neste caso o Steam para Linux.

O SteamOs promete ter milhares de jogos, milhões de usuários e estar disponível em breve. O anúncio também menciona “um sistema operacional gratuito para sua TV da sala de estar”. Nenhuma especificação técnica sobre o hardware mínimo foi apresentada. Outras informações sobre o SteamOS podem ser obtidas aqui.

Nas palavras da própria Valve:

“Enquanto trabalhávamos em trazer o Steam para a sala de estar, chegamos a conclusão que o ambiente mais propício para entregar conteúdo aos nossos clientes seria um sistema operacional baseado no próprio Steam. SteamOS combina a arquitetura rígida de Linux com uma experiência lúdica montada para a tela grande. Disponível em breve, um sistema operacional gratuito e autônomo para computadores da sala de estar.”

Agora resta acompanhar o desenrolar desta história que ainda tem muitos capítulos.

Com informações do Steam.

  • Edmar Guedes Corrêa

    Finalmente o Pinguim decolou. E com certeza esse anúncio da Valve vai chamar ainda mais a atenção para o Linux.