lunberyard

A Amazon, uma das maiores empresas de varejo online do mundo, anunciou nesta terça-feira (09) a sua própria engine de jogos, a Lumberyard, que será completamente gratuita para qualquer pessoa que quiser utilizá-la para desenvolver seus games, além de ser multiplataforma. Atualmente, apenas está disponível o código fonte para download, porém, o motor gráfico, que possui como base o CryEngine, não é open source.

Se você  lembra que a Amazon comprou a CryEngine da Crytek em 2015 por algo em torno de US$ 50 e 70 milhões, essa notícia pode não ser nem uma surpresa para você. É por conta disso que o novo motor gráfico da companhia possui como base a engine comprada do estúdio de jogos que é responsável por títulos como Crysis, Warface e Ryse: Son of Rome, por exemplo.

Como mencionado anteriormente, Lumberyard é totalmente gratuito, além de ser uma mistura de tecnologias novas e comprovadas da CryEngine, Double Helix e AWS (Amazon Web Services). Contudo, caso o desenvolvedor queira utilizar qualquer função extra do Amazon Web Services (AWS) – os serviços na nuvem da empresa – para, por exemplo, criar um ambiente multiplayer, será cobrada uma taxa.

“Amazon Lumberyard é gratuito, incluindo o código fonte completo, para que você possa personalizar profundamente a Lumberyard para sua equipe e às suas visões do seu projeto de hoje e futuros. Não há taxas de uso, taxas de assinatura ou requisitos para compartilhar lucros. Você só paga os serviços da AWS que você escolher para usar”, diz o site oficial.

Ao menos por enquanto, Lumberyard possui suporte apenas para o Windows, PlayStation 4 e Xbox One. No entanto, a Amazon já está trabalhando no suporte para as plataforma Linux e OS X. Atualmente, a divisão de jogos da companhia conta com profissionais que participaram no desenvolvimento de grandes títulos, como Portal, Far Cry 2, BioShock e Left 4 Dead. Apesar de não ter revelado que está trabalhando na criação de games, já podemos dizer qual será a engine utilizada pela empresa.

Vale ressaltar que a engine Lumberyard também possui suporte nativo ao Twitch.tv, plataforma de transmissão online que a Amazon comprou em meados de 2014 por US$ 1 bilhão. Caso você esteja curioso e queira experimentar o novo motor gráfico, que ainda está em sua fase beta, é possível fazer download do código fonte no site oficial, clicando aqui.

Importante ressaltar que a engine Lumberyard não está licenciada como opensource ou free software.

Com informações de TecMundo Games, Phoronix, Amazon Lumberyard e LinuxBuzz.