data-portals

Alagoas agora faz parte dos dois maiores catálogos de portais de Dados Abertos do mundo. A notícia representa um marco para a democratização da informação pública do Estado.

Gerenciado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (SINC), o Portal Alagoas em Dados e Informações (http://www.dados.al.gov.br/) está disponibilizado nos catálogos DataPortals.org e CKAN Instances (ckan.org/instances).

Do ponto de vista prático, esta catalogação coloca o Estado de Alagoas num patamar de projetos internacionais como o Data.gov (catálogo de dados do Governo dos Estados Unidos), Data.gov.uk (do Governo do Reino Unido), PublicData.eu (da União Européia), dentre muitas outras iniciativas internacionais, além do Dados.gov.br (do Governo brasileiro).

“No Data Portals, há uma relação de 424 locais de todos os continentes que disponibilizam seus dados e informações governamentais. Alagoas é o único representante do Nordeste brasileiro na lista”, ressalta o superintendente da SINC, Thiago Ávila, ao reforçar que ter alcançado um status internacional nada mais é que a consequência de mais de 40 anos de trabalho da secretaria.

Ig Ibert Bittencourt, pós-doutor em Computação e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ressalta sobre o avanço que representa para o Estado. “É com grande alegria que recebo a notícia de que Alagoas está na seleta lista de Portais de Dados Abertos do mundo. O principal avanço que vejo é cultural. O Estado fazer parte desta lista mostra nitidamente que há uma política de estímulo à transparência no Estado de Alagoas e ações que levam a um governo aberto, tendendo à colaboração dos cidadãos em busca por melhores serviços públicos”, ressaltou Ibert.

Ele pondera que o resultado representa também um estímulo para outros estados e municípios brasileiros.

Para o secretário de Estado do Planejamento, Christian Teixeira, a importância do acontecimento não se estende apenas à Seplag, mas a todo o Estado, incluindo benefícios para a população alagoana. “Esse resultado demonstra que o Governo tem alto compromisso com a transparência pública. O reconhecimento internacional da prática de oferta de dados governamentais é, sem dúvida, um atestado de que estamos trabalhando com seriedade e compromisso com os alagoanos”, destaca Teixeira.

Este compromisso tem sido reiterado pelo governador Renan Filho que tem frisado sempre que ações sólidas que resultem em melhorias para os alagoanos continuarão a ser desenvolvidas em sua gestão, com otimização do gasto público, transparência e proximidade.

Portal Alagoas em Dados e Informações

O Alagoas em Dados e Informações (conhecido também pela sigla ADI) é uma plataforma digital de produção e oferta de dados e informações geoespaciais e socioeconômicos sobre o Estado de Alagoas.

Em dezembro de 2014, teve mais de 200.000 páginas visitadas. De janeiro a julho de 2015, já foi registrada mais de 1,5 milhão de páginas acessadas.

Genildo Silva, secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, explica a importância do Portal, que serve de base de informação para o desenvolvimento de estudos, projetos de todas as secretarias do Estado, especialmente para fins de planejamento, assim como a elaboração do Plano Plurianual (PPA). “Projetos de reestruturação de grotas e melhoramento de encostas, por exemplo, são realizados graças ao serviço de produção e gestão da informação realizado pela Seplag”, destaca.

Estudantes, acadêmicos e professores também podem recorrer ao Portal para obter dados úteis sobre (Arranjo Produtivo Local) APL, Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Produto Interno Bruto (PIB), localização de órgãos estaduais, dados do Samu, delegacias de polícia, escolas, e várias outras informações.

Com informações do Governo do Estado de Alagoas.